Os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) se reúnem na noite desta 2ª feira (22.abr.2024) para um jantar com os 19 vice-líderes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados. O encontro será para tratar dos vetos de Lula que serão analisados no Congresso Nacional na 4ª feira (24.abr).
O jantar será oferecido na casa de um dos vice-líderes, deputado Emanuel Pinheiro (MDB-MT). Nos próximos dias, os ministros também devem se encontrar com os líderes da base de apoio do governo.
O governo Lula se encontra em um momento de tensão com a Câmara, depois de o presidente da Casa Baixa, Arthur Lira (PP-AL), criticar publicamente Padilha. O deputado afirmou que o ministro era “incompetente” e responsável por plantar “notícias falsas” sobre o Congresso.
O Poder360 apurou que Lula e Lira tiveram conversas por telefonema no domingo (21.abr) e nesta 2ª feira (22.abr). O chefe do Executivo também deve conversar com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta 2ª feira (22.abr).
Além disso, a gestão petista tenta manter um diálogo com deputados federais e estaduais, governadores e líderes religiosos para tentar manter o veto do petista ao PL (projeto de lei) das “saidinhas”. Na ocasião, o petista manteve as saídas temporárias para os presos.