Análise: PT se posicionou contra o Plano Real no início

O analista de Política da CNN Pedro Venceslau comentou o aniversário de 30 anos do Plano Real e lembrou que o PT se posicionou contra o projeto inicialmente.

Venceslau relembrou que, até meados de 1994, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era o favorito na eleição presidencial daquele ano. No entanto, com a chegada do Real, a população passou a apoiar o candidato Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Dificuldades do PT em compreender o Plano

Segundo o analista, o PT teve uma “dificuldade muito grande de entender o que estava acontecendo” e se posicionou contra o Plano Real, assim como o PDT, cujo líder Leonel Brizola chegou a comparar a moeda a um “cálice envenenado”.

“O PT, na época, foi contra e minimizou. Achava que esse plano não ia dar certo, que era mais um desses planos, como foi o plano Cruzado, por exemplo, e deu no que deu”, afirmou Venceslau.

Apesar das críticas iniciais, o Real se consolidou e levou à eleição de Fernando Henrique Cardoso, que se reelegeu em 1998, deixando um “legado importantíssimo”, segundo o analista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: PT se posicionou contra o Plano Real no início no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.