Após alerta de Janja, Lula decide ler discurso para evitar “falar alguma palavra que possa dar problema”

Por conselho da primeira-dama Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por ler um discurso, na manhã desta quarta-feira (17), na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília. Geralmente, o presidente fala de improviso.

A decisão, disse o próprio Lula, foi tomada após ele receber alerta da esposa, Rosângela Lula da Silva, a Janja. “Amor, tome cuidado com cada palavra que você vai falar”, disse a primeira-dama ao presidente.

Janja teria afirmado ainda que os presentes na Conferência “têm a sensibilidade muito aguçada”.

Por isso, o chefe do Executivo achou melhor seguir a orientação da esposa, para evitar “falar alguma palavra que possa dar problema”.

Ao longo de seu discurso, Lula disse ser um “analfabeto” no assunto e que também tem muito a aprender.

“Se eu falar alguma palavra, vocês sabem que nesse assunto vocês são os especialistas, vocês sabem que eu sou um analfabeto e a gente precisa aprender muito com vocês”, comentou.

O presidente agradeceu a presença de todos e disse que os “governantes precisam de fiscalização e acompanhamento” nas medidas que visem melhorar situação da população que tenha algum tipo de deficiência.

Para ele, é “repugnante” que exista ainda hoje o preconceito. “É inacreditável como o ser humano está ficando empobrecido no trato com o próprio ser humano”.

“Graças a Deus vocês existem para a gente ter mais preocupação com esse país. Uma pessoa com deficiência não está limitada de nada, muito menos de dizer o que pensa, o que deseja e fazer as críticas necessárias”, complementou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após alerta de Janja, Lula decide ler discurso para evitar “falar alguma palavra que possa dar problema” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.