O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniram na manhã desta quarta-feira (16) para decidir sobre a possível retomada do horário de verão ainda em 2024.
A decisão será anunciada em coletiva de imprensa, marcada para às 13h30, na sede do Ministério em Brasília. Mais cedo, Lula recebeu de Silveira o posicionamento da Pasta sobre o assunto.
Como adiantou a CNN, o Ministério de Minas e Energia propôs ao presidente que o horário de verão não seja retomado neste ano. Mas a decisão final é de Lula.
Na avaliação de integrantes do governo, que participam das tratativas sobre o assunto, decidir pela retomada do horário de verão sem planejamento pode gerar embates com setores que se sentem prejudicados pela medida e que pedem mais tempo para se organizar.
Uma avaliação técnica foi feita pelo MME a partir de estudos apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em setembro, o ONS defendeu a retomada do horário de verão com base no entendimento que a medida poderia gerar uma economia de até R$ 400 milhões de reais ainda em 2024.
Com a volta das chuvas, um novo parecer foi elaborado, destacando a sustentabilidade da geração de energia no país para este ano.
Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Silveira e Lula se reúnem para decidir sobre retomada do horário de verão no site CNN Brasil.