O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em 11º lugar no ranking de aprovação de líderes mundiais elaborado pela Morning Consult Pro, empresa norte-americana de business intelligence.
Dentre os líderes do continente americano, Lula é o 3º colocado, atrás somente do ex-presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador (Morena, esquerda), que ficou em 2º lugar geral, e do presidente argentino Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), que ficou em 3º.
O petista está na frente do presidente norte-americano Joe Biden (democrata), que ficou em 13º, e do premiê canadense Justin Trudeau (Partido Liberal do Canadá, centro-esquerda), que está em 20º.
A Morning Consult realizou a pesquisa de 25 de setembro a 1º de outubro de 2024. Por isso, considera López Obrador, em vez de Claudia Sheinbaum (Morena, esquerda), que assumiu o cargo em 1º de outubro.
Embora Lula esteja em 11º, todos os líderes considerados no levantamento, a partir da 9ª colocação, são mais desaprovados do que aprovados. Lula está incluso nesse grupo. Sua aprovação é de 40,8%, enquanto a desaprovação é de 52,9%.
OUTROS PAÍSES
No topo e na lanterna do ranking estão líderes asiáticos. O premiê indiano Narendra Modi (BJP, direita) é o mais popular. Tem 72,7% de aprovação, contra 21,1% de desaprovação. Já o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol (Partido do Poder Popular, direita), é o mais impopular do grupo: só 15,6% dos que responderam o aprovam, enquanto 79,5% o desaprovam.
A empresa considerou 25 países no levantamento, sendo 14 europeus, 3 asiáticos, 3 sul-americanos, 2 norte-americanos, 1 africano e 1 da Oceania, além da Turquia, um país eurasiático. Os resultados correspondem a uma média móvel simples dos 7 dias de entrevistas. A Morning Consult entrevistou adultos dos 25 países.
Dentre os europeus, a líder mais bem avaliada é Viola Amherd (Partido Democrata Cristão, centro-direita), presidente do Conselho Federal da Suíça. Ela tem 59,0% de aprovação, contra 17,4% de desaprovação, no 4º lugar geral. Já o lanterna é o presidente francês Emmanuel Macron (Renascimento, centro), na 24ª posição. Dos franceses entrevistados, 17,7% o aprovam, ao passo que 74,1% o desaprovam.
O único país da Oceania que compõe o levantamento é a Austrália. O premiê Anthony Albanese (Partido Trabalhista Australiano, centro-esquerda) aparece em 6º lugar, com 45,1% de aprovação e 43,0% de desaprovação. Já a África do Sul é a única nação africana. O presidente Cyril Ramaphosa (Congresso Nacional Africano, centro-esquerda) está na 9ª colocação, com 43,8% de avaliações positivas e 49,1%, negativas.