Os senadores Carlos Viana (Podemos-MG) e Carlos Portinho (PL-RJ) apresentaram requerimentos para ouvir o ministro Mauro Vieira na comissão de Relações Exteriores.
Os parlamentares querem explicações sobre a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a ação militar de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza ao assassinato de judeus pelo regime nazista de Adolf Hitler.
No caso de Carlos Viana, que preside o grupo parlamentar Brasil-Israel, o requerimento é de convite e se estende ao ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência sobre assuntos internacionais.
“É hora de nós cobrarmos posicionamento efetivo do Brasil. Há uma amizade muito profunda do Brasil e o povo de Israel. Não foram alvos militares atacados entre os israelenses, foram pessoas comuns, atos terroristas. Nosso posicionamento é firme em defesa de Israel e queremos que o governo brasileiro também acompanhe por meio da diplomacia o que pensa a maioria da população de nosso país.”
Já o requerimento apresentado por Portinho é de convocação. Neste caso, se aprovado, o ministro fica obrigado a comparecer.
“A fala do presidente Lula rompe com uma longa tradição diplomática construída há décadas, eleva as tensões regionais no Oriente Médio, ofende o povo judeu e põe em risco as relações bilaterais entre Brasil e Israel”, escreveu o senador.
Outro pedido
Em menos de uma semana, este é o segundo ministro alvo de pedidos de explicações.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara também tem na pauta requerimentos para ouvir o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
No caso, para prestar esclarecimentos sobre a fuga de presos na penitenciária de segurança máxima em Mossoró (RN).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Oposição quer ouvir Mauro Vieira sobre declaração de Lula contra Israel no site CNN Brasil.