Lula faz homenagem à Marielle em evento paralelo ao G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma homenagem à vereadora Marielle Franco (Psol) neste domingo (17.nov.2024) ao discursar no Urban 20, encontro de prefeitos de mais de 100 cidades do G20 realizado no Rio. Ao falar sobre o problema de segurança pública em favelas, o petista disse que Marielle foi “barbaramente assassinada” por sua luta pelo direito à cidade.

“Em sociedades cada vez mais desiguais, o lugar onde uma pessoa mora é determinante no seu acesso à educação, à saúde, ao trabalho e à segurança pública. Deste Armazém da Utopia vemos o Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil. Estamos, também, a apenas 10 km da favela da Maré, berço da vereadora Marielle Franco, barbaramente assassinada por sua luta pelo direito à cidade e pelos direitos humanos, a quem rendo a minha homenagem”, disse.

Marielle foi morta à tiros no bairro do Estácio, região central do Rio, em 14 de março de 2018. Seu motorista, Anderson Gomes, que dirigia o carro em que ela estava no momento do ataque, também morreu.

Em 31 de outubro de 2024, os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados pelos assassinatos. Lessa foi condenado a 78 anos de prisão e Élcio, a 59 anos. Ambos continuam presos de forma preventiva. A sentença foi decidida por júri popular no 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro.

Durante seu discurso, Lula defendeu um novo pacto federativo para “colocar a segurança pública como prioridade nacional”.

A fala do presidente se dá no momento em que seu governo enfrenta resistências de governadores a aceitarem uma PEC (proposta de emenda à Constituição) proposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de um plano nacional para o setor.

“No Brasil, as mulheres negras são maioria nesses territórios (favelas). Seus filhos são as maiores vítimas da desigualdade e da violência urbana, que todos os anos cobra um número de vidas semelhante aos das guerras mais violentas. Por essa razão, tenho defendido um novo pacto federativo, com o envolvimento de todos os Poderes, para colocar a segurança pública como prioridade nacional e manter nossa juventude viva”, disse.

Lula disse ainda que a luta de Marielle por “uma cidade mais inclusiva, uma educação pública transformadora, e pelo acesso a todos a um serviço publico de qualidade é imperativa para criar cidades sustentáveis e que atendam às necessidades de todos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.