O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante um evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta 4ª feira (27.nov.2024) que “a sorte” chega junto a ele durante os seus governos. A declaração foi feita enquanto o petista discursava sobre os feitos na economia.
“Um governo deveria ser medido pelos números que apresenta ao final de seu mandato. Eu, normalmente, sou considerado um presidente de sorte. Quando chego a um governo, a sorte chega também”, afirmou o presidente.
Segundo Lula, o governo superou pensamentos “pessimistas” sobre o crescimento do PIB e “surpreendeu o mundo”. Ele disse acreditar em uma “economia real”, cujos resultados seriam maiores que os de uma “economia teórica”.
“Aos poucos, fomos preparando o Brasil para surpreender o mundo. A economia cresceu 2,9% no ano passado. Neste ano, os pessimistas de sempre começaram a dizer que o Brasil teria um crescimento de, no máximo, 1,5% na economia, pois não havia credibilidade e confiança na política fiscal, mas o crescimento certamente ultrapassará 3%”, afirmou.
PIB
O FMI (Fundo Monetário Internacional) aumentou de 2,1% para 3,0% a estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2024. A nova projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) foi divulgada no relatório “World Economic Outlook”, divulgado nesta 3ª feira (22.out.2024). Eis a íntegra (PDF – 1 MB).
Para 2025, a projeção da entidade internacional caiu de 2,4% para 2,2%. Segundo o FMI, o Brasil crescerá menos que a média do mundo tanto em 2024 quanto em 2025. As estimativas para a economia global são de expansões de 3,2% tanto neste ano quanto no próximo.