Desde a notícia da internação, na madrugada da última terça-feira (10), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem recebendo votos de recuperação de autoridades nacionais e internacionais.
Durante a tarde desta quinta-feira (12), o perfil oficial do presidente no X (antigo Twitter) respondeu algumas publicações feitas por personalidades políticas, agradecendo os desejos de melhora.
“Obrigada, meu querido amigo”, escreveu, por exemplo, ao presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.
Obrigado, meu querido amigo @sanchezcastejon. Vamos continuar trabalhando juntos.
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2024
Para a primeira-ministra Mia Amor Mottley, o presidente brasileiro disse que “o carinho do povo de Barbados é sempre bem-vindo”.
Companheira @miaamormottley, muito obrigado pelos desejos de boa recuperação. O carinho do povo de Barbados é sempre bem-vindo. Em breve estaremos juntos para trabalharmos por uma integração cada vez maior da América Latina e Caribe.
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2024
Lula também agradeceu ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, dizendo que espera poder vê-lo “em breve”.
Obrigado pelas manifestações de melhoras, primeiro-ministro @narendramodi. Espero que nos reencontremos em breve para seguirmos ampliando a parceria entre Brasil e Índia.
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2024
Ao presidente da Bolívia, Lula agradeceu e expressou o desejo de aproximar as relações entre os dois países.
Companheiro Arce, muito obrigado pelos desejos de melhoras. Em breve nos reencontraremos para aproximar as relações entre nossos países.
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2024
“Obrigado, companheiro”, escreveu aos votos de melhora do presidente de Cuba.
Obrigado, companheiro @DiazCanelB.
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2024
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, também desejou uma “rápida recuperação” ao presidente do Brasil.
Lula agradeceu com um “grande abraço”.
Dear President @LulaOficial, I wish you a speedy recovery.
Caro Presidente Lula, desejo-lhe rápida recuperação.https://t.co/v5WIXqC9FA
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) December 10, 2024
Internação
O chefe do Executivo precisou passar por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10), depois de exames de imagem detectarem a presença de um hematoma de três centímetros na cabeça do presidente.
Na manhã desta quinta-feira (12), ele precisou passar por um novo procedimento que, de acordo com os médicos, tem caráter preventivo e já estava no protocolo.
Ainda não há previsão de alta, mas o médico pessoal do presidente e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, dr. Roberto Kalil Filho, disse que a estimativa é que Lula possa deixar o hospital no início da semana que vem.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula agradece votos de recuperação feitos por autoridades no site CNN Brasil.