Não abrirei processo de impeachment sem acordo com Motta, diz Altineu à CNN

O novo primeiro vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou à CNN, nesta segunda-feira (3), que não abriria um processo de impeachment “contra um Presidente da República” sem o aval do presidente da Casa. Ele ressaltou que seria “deslealdade” tomar essa atitude sem autorização do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

“Nem eu, nem qualquer nome que tivesse no meu lugar como primeiro vice-presidente, poderia tomar uma atitude de abrir um impeachment contra um presidente da República sem estar de acordo com Hugo Motta, isso seria deslealdade”, afirmou Côrtes.

“Existem muitos pedidos de impeachment, por exemplo o Pé-de-Meia, o assunto é extremamente grave, mas essa prerrogativa, mesmo que eu esteja representando o presidente da Câmara no momento em que ele estiver ausente, eu jamais poderia fazê-lo sem estar de acordo com o presidente Hugo Motta”, acrescentou o deputado.

Altineu disse ainda que a Câmara precisa de diálogo entre os líderes, e destacou que irá ajudar o governo “quando o projeto for bom para o povo brasileiro”, porque essa foi a “determinação” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“A Câmara hoje precisa de diálogo entre os líderes, o Brasil não precisa hoje de confronto, é para isso que eu vou trabalhar aqui. Ajudando ao governo, quando o projeto for bom para o povo brasileiro, essa foi a determinação do presidente Bolsonaro, nós vamos estar votando com o governo se o projeto for bom para ajudar a vida dos brasileiros, e sendo radicalmente contra se não for bom para o brasileiro”, disse o parlamentar.

Pedido de impeachment

Segundo apuração da CNN, um grupo de deputados da oposição deve protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Lula no retorno do recesso parlamentar. O documento já recebeu a assinatura de mais de 100 parlamentares.

O pedido acusa o chefe do Executivo de crimes de responsabilidade na execução do programa Pé-de-Meia, que ganhou força após decisão recente do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou o bloqueio de parte dos recursos destinados ao programa.

O documento destaca que o programa foi instituído sem previsão orçamentária.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Não abrirei processo de impeachment sem acordo com Motta, diz Altineu à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.