A “guerra dos bonés” viralizou no Congresso Nacional com parlamentares do governo e da oposição usando acessórios temáticos em referência aos bonés usados por apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump. A disputa ganhou força após membros do governo Lula adotarem bonés azuis com a frase “O Brasil é dos Brasileiros”.
Na última terça-feira (4), o próprio presidente Lula (PT) publicou um vídeo usando o item nas redes sociais. O uso dos bonés azuis viralizou e impactou até o mercado. A Jr. Bordados, loja responsável pela produção das peças, viu a demanda aumentar rapidamente.
O acessório está disponível em plataformas de e-commerce como Shopee e Mercado Livre, com preços entre R$ 60 e R$ 70, além do frete. O principal vendedor é uma loja de bordados no Rio de Janeiro.
O Brasil é dos brasileiros.
Bom dia!
@ricardostuckert pic.twitter.com/2WpgC3dZDd
— Lula (@LulaOficial) February 4, 2025
Bolsonaristas entram na ‘guerra dos bonés’ contra o governo Lula e Congresso vira palco de disputa simbólica
Em resposta ao boné azul de Lula, deputados bolsonaristas apresentaram um modelo, verde e amarelo, escrito: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Eles também levaram à sessão da Câmara embalagens de carne e café, produtos que tiveram alta nos últimos meses. No entanto, o modelo não está disponível para venda ao público.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que encomendará um boné personalizado para usar em agendas públicas. A frase que ele avalia estampar é: “Dê-me 50% da Câmara e do Senado que eu mudo o Brasil: Bolsonaro 2026”. A mensagem reforça sua campanha jurídica para reverter a inelegibilidade e concorrer à Presidência em 2026.
Ciro gomes entra na ‘moda’ e faz publicação nas redes sociais
Ciro Gomes também entrou na “guerra dos bonés”. Na última quarta-feira (5), o ex-governador cearense publicou uma montagem nas redes sociais mostrando um boné amarelo com a frase “vão trabalhar, vagabundos”. Ele não confirmou se vai produzir o acessório, mas a imagem já viralizou.
A “guerra dos bonés” marcou a polarização política no Brasil, com cada lado usando acessórios para marcar posicionamentos e críticas. Enquanto o governo Lula busca reforçar a soberania nacional, a oposição aposta em mensagens ligadas à economia e ao retorno de Bolsonaro.