Minha Casa, Minha Vida terá seleção de 100 mil novas unidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta 4ª feira (12.fev.2025) que o governo federal vai fazer uma nova seleção de 100 mil unidades do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida. As declarações foram dadas pelo ministro no programa “Bom dia, Ministro”, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação).

Jader Filho participa do encontro com novos prefeitos e prefeitas realizado até 5ª feira (13.fev) no Centro de Convenções de Brasília.

O ministro acrescentou que os prefeitos e as empresas que tiverem “projetos mais maduros” terão prioridade na nova seleção e que poderão se informar sobre ela na reunião desta 4ª feira, marcada para às 14h.

Essa é uma nova seleção que vamos firmar. Vamos fazer algumas alterações, verificar o que não deu certo, por que algumas obras atrasaram na seleção anterior. Faremos uma atualização para que a gente possa fazer elas acontecerem de maneira mais rápida“, afirmou.

Em relação às unidades das 10 seleções de 2024 do Minha Casa, Minha Vida, o ministro afirmou que há 40 mil novas unidades em obras em todo o país e a previsão é que sejam 100 mil até maio. “Todas elas com varanda, com bibliotecas, como o presidente Lula nos pediu“, disse.

Durante a entrevista, o ministro também falou sobre as novas seleções no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a drenagem e a contenção de encostas.

Com fundos do Orçamento da União e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), as obras procuram prevenir as cidades de desastres provocados por eventos climáticos extremos.

Segundo o ministro, essas novas seleções do PAC juntam-se a outras do ano passado, que somaram R$ 15 bilhões para drenagem e mais de R$ 1,7 bilhão para a contenção de encostas.

Também estão previstas novas seleções de abastecimento de água rural, voltadas para as regiões que têm passado por períodos de seca e estiagem.

Encontro de prefeitos e vice-prefeitos em Brasília

Nesta 3ª feira (11.fev), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou do encontro na capital federal que recepciona os prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024.

Durante sua fala, Lula disse que aquele não era “o momento de pedir e levantar demandas ao governo federal. Segundo o presidente, as pautas de interesse dos chefes do Executivo municipal devem ser apresentadas na Marcha dos Prefeitos, realizada no meio do ano.

Essa é uma oportunidade para vocês garimparem corretamente onde ainda tem muita coisa, mas não é momento de pedir”, disse Lula.

O evento busca implementar políticas de integração entre o governo federal e os municípios, sendo o tema deste ano: “A cidade que queremos está em nossas mãos”.

Prefeitos de 5.569 municípios participam de oficinas, palestras e workshops durante os 3 dias de evento.

Os convidados terão conexão direta com programas, ministérios, e outros órgãos, como FNDE, Ibama, Iphan, Receita Federal, Serpro, Sebrae e Correios.


Leia mais:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.