O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer discutir a composição das comissões permanentes da Casa nos próximos dias. Foi o que o congressista disse a jornalistas ao chegar para a reunião semanal de líderes partidários e de bancadas, nesta 5ª feira (13.fev.2025).
Segundo Motta, no entanto, a reunião de líderes desta semana não trataria do assunto. “Os líderes estão começando a discutir internamente, até porque sempre pode ter um conflito porque mais de um partido prioriza as comissões mais importantes”, afirmou.
Ele disse esperar “resolver” a questão nos próximos dias. “Começar a discutir para, quem sabe, no início de março a gente fazer a instalação. Mas eu não quero fixar uma data”, declarou.
Na 3ª feira (11.fev), Motta disse na abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos que vai criar uma comissão especial para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66/2023, que estabelece um novo parcelamento das dívidas dos municípios.
Motta já recebeu a indicação dos líderes para a composição da comissão. Além disso, na última reunião de líderes, no dia 6 de fevereiro, houve a indicação de uma comissão especial para discutir o voto distrital misto.
O presidente disse nesta 5ª feira que elas ficarão para depois da instalação das comissões permanentes.
Motta também disse ter se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 4ª feira (12.fev), mas afirmou que foi uma “conversa amistosa”, sobre economia e sem discussões específicas.