
No pronunciamento de Lula, transmitido em rede nacional às 20h30 desta segunda-feira (24), o presidente reforçou as iniciativas do Pé-de-Meia e do Farmácia Popular, destacando a importância dos programas e oferecendo seu rosto e voz para promovê-los.

Pronunciamento de Lula ressaltou a importância dos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular – Foto: Reprodução/ND
Segundo o presidente, a oferta dos programas destaca as iniciativas do governo para “levantar e sacudir poeira” no momento de crise no país.
O pronunciamento de Lula acontece em um ponto em que seu governo passa pela pior aprovação de todos os seus três mandatos. Em dois meses de 2025, caiu de 35% para 24%, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no dia 14 de fevereiro.
Este é o primeiro pronunciamento de Lula após o marqueteiro Sidônio Palmeira assumir a Secretaria de Comunicação do governo, quando substituiu Paulo Pimenta.
O que são os programas citados no pronunciamento de Lula
Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e, também, a conclusão dessa última etapa do ensino básico.
O programa prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento. Ao final de cada ano concluído, caso seja aprovado no ano letivo, o estudante recebe um depósito de R$ 1.000, que só pode ser retirado da poupança ao se formar no ensino médio.
No pronunciamento, o presidente ressaltou que os saques do programa podem ser feitos a partir de amanhã (25). Segundo Lula, o Pé-de-Meia já impactou mais de 4 milhões de jovens, com 90% dos beneficiados sendo aprovados de ano.
Farmácia Popular
O Farmácia Popular visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde por meio de parceria com farmácias da rede privada. São 41 medicamentos no programa, além de fraldas geriátricas.
Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos e fraldas gratuitos nas farmácias credenciadas ao programa.