Um grupo de trabalhadoras, alunas e colaboradoras da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) do Rio de Janeiro organizaram um ato nesta 3ª feira (24.fev.2025) em protesto contra a cobertura da mídia em torno da possível demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O protesto foi realizado em frente ao Castelo da Fiocruz, antes da demissão da ministra, anunciada à noite.
As manifestantes levaram cartazes com frases como: “Nísia amiga da saúde do brasileiro”.
Ver essa foto no Instagram
Além do ato, as participantes também se manifestaram nas redes sociais com a hashtag #respeitanísia. Em nota, elogiaram o trabalho de Nísia no ministério. “Com competência e firmeza, tem atuado de modo inequívoco para o fortalecimento do SUS e de seus princípios e valores.”
Leia a íntegra da nota do coletivo de mulheres da Fiocruz:
“Nós, trabalhadoras da Fiocruz, manifestamos nosso profundo respeito, reconhecimento e admiração ao trabalho de Nísia Trindade Lima.
“Cientista de renome internacional e gestora competente da área da saúde há quase 40 anos, como demonstrou em sua atuação decisiva no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil, Nísia é liderança que nos inspira em muitos sentidos. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso inabalável e firme atuação política em prol da saúde da população, como já amplamente reconhecido pela sociedade brasileira. Com competência e firmeza, tem atuado de modo inequívoco para o fortalecimento do SUS e de seus princípios e valores.
“Repudiamos, de forma veemente, a maneira desrespeitosa e misógina como parte da imprensa tem se referido a seu perfil profissional e a sua trajetória, e reafirmamos nosso compromisso em defender, publicamente, o que esta trajetória representa para a ciência, a saúde e o país”.