Eustáquio fará peregrinação para agradecer veto à extradição

O jornalista Oswaldo Eustáquio, de 46 anos, disse nesta 4ª feira (16.abr.2025) em entrevista ao Metrópoles que nos próximos 40 dias começará a realizar o Caminho de Santiago de Compostela para agradecer a decisão da Espanha de negar sua extradição.

Eustáquio afirmou que quem desejar realizar o percurso com ele está convidado.

O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota de peregrinação que leva à Catedral de Santiago de Compostela (Espanha).

A Justiça da Espanha negou na 2ª feira (14.abr.2025) o pedido do governo do Brasil para extraditar Eustáquio. Ele é acusado de ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito. Cabe recurso. 

A decisão, da 3ª Seção Penal da Audiência Nacional, diz que os fatos atribuídos a Eustáquio estão “conectados a condutas de natureza política”, o que impede a entrega ao Brasil com base no tratado bilateral entre os 2 países. Eis a íntegra do documento, em espanhol (PDF – 672 kB).

Eis como a decisão classifica os atos que teriam sido cometidos por Eustáquio: “condutas […] com evidente ligação e motivação política, uma vez que são realizadas no âmbito de uma série de ações coletivas de grupos de apoio ao senhor Bolsonaro, ex-presidente da República Federativa do Brasil, e de oposição ao atual presidente, senhor Lula da Silva”.

HISTÓRICO DE EUSTÁQUIO, ALVO DE MORAES 

Em 8 de janeiro de 2023, quando um grupo de extremistas invadiu as sedes dos Três Poderes, Oswaldo Eustáquio não estava no Brasil. O jornalista tem 2 mandados de prisão preventiva contra ele.

Em outubro do ano passado, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes solicitou a extradição de Eustáquio. Até o momento, não há uma condenação. 

Outro pedido do governo havia sido negado em março. À época, a Justiça alegou que os atos atribuídos a Eustáquio não configuram crime no país e estão resguardados pelo direito à liberdade de expressão. Em fevereiro, a Espanha também negou prender o jornalista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.