Cachorras de Janja recebem microchip; assista ao vídeo

As cadelas da primeira-dama Janja Lula da Silva, Esperança, Resistência e Paris receberam microchips de identificação vinculados ao novo Cadastro Nacional de Animais Domésticos. A medida é parte do SinPatinhas, programa do governo voltado para a identificação de animais domésticos. A iniciativa permite registrar os pets em uma base oficial do governo, com número de RG animal e histórico de vacinação.

Em vídeo publicado nas redes sociais na 5ª feira (17.abr.2025), Janja apresenta o procedimento por meio de uma narração em tom lúdico, como se fosse feita pelos próprios animais. “Hoje a gente vai receber um microchip. Tá preparada?”, pergunta um. “Chip? É de comer?”, responde Esperança. Ao que a outra retruca: “É um chip que vai permitir que sempre saibam onde a gente tá, não importa o quão longe a gente corra!”.

Assista ao vídeo compartilhado por Janja (1min7s):

O chip é implantado sob a pele por meio de uma agulha. O número do microchip é vinculado ao novo cadastro oficial e pode ser gravado na coleira, permitindo a identificação do animal e o acesso às informações sobre o tutor e o cartão de vacinação, caso o animal esteja perdido.

RG DOS PETS

O SinPatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos) foi criado para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional, um instrumento para promover o controle populacional ético de cães e gatos, estimulando a guarda responsável e o combate ao abandono e aos casos de maus-tratos.

A iniciativa, junto ao ProPatinhas (Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos), foi lançada na 5ª feira (17.abr) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o sistema, cães e gatos podem ter um RG Animal, com um número de identificação único, válido em todo o país. A emissão da carteirinha é gratuita e pode ser feita pelo site do SinPatinhas.

Entenda como funciona o SinPatinhas, o “RG dos pets”, aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.