Governador do PI diz estar com Lula no apoio a Edinho Silva no PT

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), de 39 anos, declarou que apoiará Edinho Silva, candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores. A sigla marcou eleição interna para 6 de julho e terá o voto direto de cerca de 1,3 milhão de filiados.

Segundo o chefe do Executivo piauiense, é muito importante que o partido defenda o projeto de Lula. É claro que eu estou alinhado com o presidente Lula. Se a preferência dele é pelo nome do Edinho, nós [que somos do PT] devemos acompanhar”, disse em entrevista ao Poder360.

Assista (54s):

Há 5 nomes até o momento. O mais recente a entrar na disputa foi o deputado Rui Falcão (SP), que lançou sua candidatura na 2ª feira (14.abr.2025). O deputado disse que sua intenção não é enfrentar Lula, mas ampliar o debate interno sobre o futuro do PT.

Para o governador do Piauí, é importante que a discussão aconteça. Disse que o processo de eleições diretas é algo que fortalece o partido. “O PT tem essa grande vantagem, essa democracia interna vibrante”, declarou.

Uma ala do partido defende que o PT deveria ser presidido por alguém do nordeste. Gleisi Hoffmann (PT), ex-presidente da sigla e atual ministra das Relações Institucionais, que é do Paraná, já havia dito que achava a reivindicação justa. Edinho Silva e Rui Falcão são do Sudeste.

Mas o endosso do governador do Piauí ao candidato de preferência de Lula tem contexto. O Estado, que é governado pelo PT há 10 anos, foi o que mais votou no presidente em 2022. Grande parte da base eleitoral de Rafael Fonteles vota em Lula.

Assista à íntegra (22min15s):


Esta reportagem foi escrita pelos trainees de jornalismo Hadass Leventhal e Pedro Linguitte sob a supervisão da editora Amanda Garcia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.