O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), cumpriu neste domingo (20.abr.2025) uma agenda estratégica na China com o objetivo de atrair investimentos em mobilidade elétrica, baterias e data centers para o Brasil.
A 1ª reunião foi em Shenzhen, na sede da montadora BYD. Silveira se encontrou com Oscar Su, vice-presidente da empresa na América Latina, para discutir a expansão do mercado de carros elétricos e a produção de baterias voltadas à estabilização do sistema elétrico brasileiro.
“Nosso país reúne condições únicas para liderar esse processo, com uma matriz elétrica majoritariamente limpa e potencial tecnológico crescente”, afirmou o ministro.
Em seguida, Silveira visitou a sede da Huawei, onde se reuniu com Hou Jinlong, presidente da divisão Digital Power, e Li Yangming, responsável pelo setor de Petróleo e Gás. Durante o encontro, o ministro ressaltou a importância do 1º leilão de baterias do Brasil, previsto para este ano, como marco para a modernização do setor energético.
“Queremos impulsionar parcerias que tornem o sistema elétrico brasileiro mais moderno, limpo e eficiente, com destaque para o papel das baterias na estabilidade e confiabilidade da nossa matriz”, disse.
PREPARAÇÃO PARA LULA
A visita de Silveira é realizada como preparação para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, marcada para 12 de maio. O presidente participará do encontro da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e deve se reunir com o líder chinês, Xi Jinping.
Segundo apuração do Poder360, o objetivo do encontro é reforçar o diálogo internacional sobre a defesa da democracia e ampliar as relações comerciais entre Brasil e China.