O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (13.mai.2025) que irá ao enterro do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, que morreu nesta 3ª feira (13.mai.2025) aos 89 anos. O chefe do Executivo brasileiro está na China e retorna a Brasília na 4ª feira (14.mai) à noite. Mujica estava com câncer de esôfago, sob cuidados paliativos. A doença foi diagnosticada em exames de rotina e o uruguaio iniciou o tratamento com radioterapia.
O velório deve começar na 4ª feira (14.mai) no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio Legislativo, na capital Montevidéu, depois de um cortejo que sairá por volta de 10h da Torre Ejecutiva, sede da Presidência. As informações foram dadas pela assessoria do MPP (Movimento de Participação Popular), fundado por Mujica, à CNN.
A jornalistas em Pequim, Lula, afirmou que o ex-presidente do Uruguai “era um ser humano muito, muito importante para a democracia, para os setores progressistas da sociedade e para a esquerda”.
O petista afirmou que conhece diversas pessoas, mas que nenhuma se iguala à grandeza do uruguaio.“O mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente”, declarou.
Pepe Mujica era um amigo de Lula. A relação entre os líderes foi fortalecida ao longo dos anos por terem valores políticos semelhantes, como a promoção da justiça social, da democracia, a luta contra a desigualdade e o fortalecimento da colaboração entre países da América Latina.
O último encontro entre eles foi em março deste ano, quando o chefe do Executivo foi ao Uruguai para a posse do presidente Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda). “Eu tinha certeza que era a última vez que ia ver ele em vida”, declarou Lula nesta 3ª feira (13.mai).
Pepe Mujica era casado com Lucía Topolansky. Eles se conheceram na década de 1960, quando ambos atuaram no grupo de guerrilha Tupamaros. Casaram-se em 2005. Não tiveram filhos.
Leia mais: