O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, mesmo com o PT não sendo o partido com mais integrantes no Congresso, o governo foi capaz de aprovar “tudo”.
“O que está acontecendo hoje é que eu sou o presidente da República com um partido que só tem 70 deputados de 513 e nove senadores de 81”, disse Lula nesta quarta-feira (31), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
“Nós até agora aprovamos tudo que mandamos para o Congresso Nacional de interesse do povo brasileiro. Em uma demonstração de que você não precisa ter só amigos no Congresso. Às vezes os amigos atrapalham”, disse Lula.
O presidente participou da inauguração de obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Cuiabá, de Sinop, de Rondonópolis e de Alta Floresta.
“Mínimo”
Lula também voltou a afirmar que o salário mínimo “é o mínimo”, e defendeu o aumento acima da inflação. O presidente citou diretamente o crescimento de 2,9% do PIB em 2023, e disse que o povo brasileiro “merece” uma parcela desse superávit.
“Acontece que esse país produziu uma riqueza de 3%. Quem produziu? Foi o povo brasileiro. Se o povo brasileiro produziu, é justo que ele tenha uma participação nesses 3%. Estamos dando um aumento real, que é a soma da média do PIB dos dois últimos anos”, disse o presidente.
O petista também voltou a tocar na questão climática, afirmando que discutir as mudanças climáticas é uma “necessidade”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Às vezes, os amigos atrapalham”, diz Lula sobre relação com o Congresso no site CNN Brasil.