
Enquanto discursava em um centro espacial no Chile, nesta terça-feira (6), Lula voltou a alfinetar o empresário sul-africano Elon Musk. O presidente brasileiro criticou “bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra”.

Dono da SpaceX, Elon Musk tem uma fortuna estimada em US$ 195 bilhões, segundo a Forbes – Foto: Daniel Oberhaus/Divulgação/ND
Lula não citou o nome de Elon Musk, mas a declaração foi suficiente para que todos entendessem a indireta. O bilionário é dono da plataforma X, antigo Twitter, da empresa automotiva Tesla e da fabricante aeroespacial SpaceX.
“Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”, afirmou o presidente durante a cerimônia.
“Para que os benefícios do desenvolvimento espacial sejam compartilhados por todos, é imprescindível que sejam fomentados em marcos sólidos de políticas públicas”, defendeu.

A fabricante de espaçonaves foi fundada por Musk com o propósito de reduzir custos de transporte espacial e colonizar o planeta Marte – Foto: Divulgação/SpaceX
A SpaceX foi fundada em 2002 por Elon Musk para colonizar Marte. Ele anunciou em outubro de 2023 que sua empresa pode pousar uma espaçonave no planeta daqui a três ou quatro anos.
Lula participou do lançamento da pedra fundamental do novo Centro Espacial Nacional, ao lado do presidente chileno Gabriel Boric, que reforçou a crítica a Musk.
“Como dizia o presidente Lula: o espaço não é para milionários que podem pagar para ver a Terra de cima. O espaço tem que ser um lugar de todos, para que todos habitam a terra possam ser beneficiados”, complementou Boric.
Lula coleciona críticas a Elon Musk

Em visita ao Chile, o presidente Lula mandou indiretas a Elon Musk e Bolsonaro – Foto: Fernando Ramirez/Presidência Chile
Segundo o portal R7, não é a primeira vez que o Lula ataca o empresário Elon Musk. Em abril deste ano, ao lançar um programa de combate ao desmatamento na Amazônia, o presidente criticou quem não leva a sério a a preservação das florestas.
“Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui. Ele vai ter que utilizar o dinheiro dele para ajudar a preservar o meio ambiente”, disse em uma indireta.

O magnata sul-africano protagonizou uma polêmica com o ministro do STF Alexandre de Moraes – Foto: AFP/Divulgação/ND
Também em abril, Lula rebateu as críticas que Elon Musk fez ao Supremo Tribunal Federal após o ministro Alexandre de Moraes incluir o bilionário nas investigações das milícias digitais.
“O crescimento do extremismo de extrema-direita, que se dá ao luxo de permitir que um empresário americano que nunca produziu um pé de capim neste país, ouse falar mal da corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro – não é possível!”, condenou.
Bolsonaro também leva indireta de Lula
Durante a cerimônia no Chile, Lula ainda emendou uma crítica a Bolsonaro. “Nos últimos anos, o setor aeroespacial brasileiro sofreu com a negligência governamental”, declarou o presidente, sem mencionar o antecessor.
“Agora, retomamos o investimento por meio de encomendas tecnológicas no valor de R$ 300 milhões. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar empregos e renda. Conseguimos no Brasil desenvolver um sistema de pesquisa tecnológica e aplicações espaciais robustas”, completou.

Brasil e Chile firmaram cooperação espacial – Foto: Ricardo Stuckert/PR
Segundo o portal R7, ele também defendeu a colaboração entre os países do Sul Global no setor. Lula considera que o ramo espacial é “uma das áreas em que a desigualdade entre os países é mais gritante”.
“Quando se trata de tecnologia, a prática corrente do mundo desenvolvido costuma ser correr ao topo, e como diz o economista, chutar a escada para que os outros não a alcancem”, apontou o presidente.
“A cooperação entre os países do Sul tem potencial para reverter essa desvantagem. Juntos, poderemos multiplicar a capacidade de erguer as nossas próprias escadas”, pregou.

Lula defendeu a colaboração entre nações do Sul Global na corrida espacial – Foto: Ricardo Stuckert / PR/ND
Instalado na comuna de Cerrillos, em Santiago, o Centro Espacial Nacional faz parte de uma série de tratados assinados pelo governo brasileiro com o chileno.
O local pretende ser um “projeto científico e tecnológico de inovação espacial que busca impulsionar o desenvolvimento dessa tecnologia no Chile, a fabricação de satélites e laboratórios de processamento de dados”, segundo comunicado conjunto dos governos.
*com informações do portal R7