O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 4ª feira (26.fev.2025) que não vai anunciar o novo ministro da SRI (Secretaria das Relações Interiores) sem ter falado com o escolhido.
Segundo o chefe do Executivo, ele já escolheu quem substituirá Alexandre Padilha (PT), mas que ainda não conversou com a pessoa. “Já está escolhido, mas eu não contei para vocês ainda. Senão eu vou contar quando eu falar com a pessoa. Gente, vamos ter paciência. Tudo vai acontecer no tempo certo”, disse a jornalistas, no Palácio do Planalto.
Como mostrou o Poder360, Lula foi desaconselhado por aliados a colocar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) no lugar. O favorito para assumir o posto deixado por Padilha é o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
A presidente petista agora deve ser ir para a Secretaria Geral, como era o planejamento original, ou ainda assumir o Ministério do Desenvolvimento Social. Para este 2º cargo, o presidente quer alguém que fique até o fim de 2026, ou seja, que não dispute a próxima eleição. Lula aposta que a área será uma das vitrines do governo para a disputa eleitoral.
O nome favorito da ala mais pragmática do governo, ligada a partidos do Centrão, ainda seria o de um político fora do PT, como o de Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Ele não tem proximidade pessoal com Lula e deve assumir a liderança do governo na Câmara, no lugar de Guimarães.