O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou a sós com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no início da noite de domingo (21). O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada.
A reunião ocorreu em meio à briga pública de Lira com o ministro da Secretária de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo com o Congresso.
Auxiliares de Lula avaliaram a reunião como positiva e que a conversa deve garantir um pouco de “tranquilidade” na relação do executivo com a Câmara.
Segundo interlocutores, Lula teria admitido na conversa que houve um erro de seus auxiliares na demissão do primo de Lira do comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas. Wilson Cesar de Lira Santos foi exonerado na última terça-feira (16).
No início de abril, Lira criticou o trabalho do ministro-chefe da SRI, Alexandre Padilha. O deputado afirmou que o ministro, responsável pela articulação do governo Lula, era “incompetente” e que plantava notícias falsas sobre negociações parlamentares.
Depois da fala do presidente da Câmara, Lula disse que manteria Padilha no cargo “só de teimosia”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Depois de atrito com Padilha, Lula recebe Lira no Alvorada no site CNN Brasil.