O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que as políticas dele dificultam o compromisso dos países mais ricos com o financiamento de ações ambientais.
“Pelo comportamento do presidente americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer à salvação do planeta”, ressaltou Lula em entrevista a Rádio Diário FM, de Macapá.
Desde que assumiu o cargo, Trump tem assinado decretos que vão na contramão das recomendações ambientais.
Em um dos decretos, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris. Na segunda-feira (10), assinou uma ordem executiva incentivando o uso de canudos de plástico, contrariando esforços globais para reduzir o consumo do material.
Durante a entrevista, Lula destacou que a COP30, que será realizada no Brasil, será uma oportunidade para pressionar os países desenvolvidos a investir na preservação ambiental.
“Quando decidimos fazer a COP30 em Belém, é porque quero que a Amazônia fale para o mundo. Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não vão financiar?”, destacou Lula.
A COP30 acontecerá entre os dias 10 e 20 de novembro, em Belém (PA). Apesar das divergências, o governo brasileiro pretende convidar Trump para o evento, embora diplomatas avaliem que a presença dele seja improvável.
Com a disputa geopolítica entre EUA e China, há expectativas de que o presidente chinês, Xi Jinping, participe da conferência.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula critica Trump: Fica cada vez mais difícil se comprometer com o planeta no site CNN Brasil.