Lula escolhe advogado ligado ao Prerrogativas para vaga no TST

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nesta terça-feira (30), o advogado mineiro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O escolhido para integrar o TST é ligado ao grupo Prerrogativas, que reúne advogados progressistas em defesa dos direitos humanos e da democracia. Ele recebeu o apoio do Partido dos Trabalhadores e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Antônio Fabrício integrava a lista tríplice do tribunal, que foi definida pela Corte na semana passada e enviada ao Palácio do Planalto para análise.

A lista escolhida pelos atuais ministros do TST também contava com os nomes de Adriano Costa Avelino, de Alagoas, e Roseline Rabelo de Jesus Morais, de Sergipe.

Adriano Avelino é advogado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que vinha defendendo a escolha de seu aliado. Pesou contra o alagoano, porém, o fato de que Adriano Costa Avelino ter defendido, em março de 2016, a punição com guilhotina a Lula e à ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Além disso, advogados do Prerrogativas argumentaram que o presidente da Câmara já foi contemplado em novembro passado, com a nomeação de José Carlos Meyer para o Tribunal Federal da 1ª Região (TRF-1).

Próximos passos

Indicado por Lula, Antônio Fabrício será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e precisará ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa.
Se aprovado, o advogado vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira, em outubro de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula escolhe advogado ligado ao Prerrogativas para vaga no TST no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.