O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu nesta 3ª feira (6.fev.2024) em um acidente de helicóptero. A morte foi confirmada por volta das 17h (horário de Brasília) pela equipe de Piñera. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 391 kB, em espanhol).
Segundo o jornal chileno La Tercera, o helicóptero caiu às 15h (horário de Brasília) no lago Ranco, na região de Los Rios, parte central do país. O local fica a cerca de 900 km da capital Santiago.
Fontes governamentais disseram ao veículo que 4 pessoas estavam na aeronave e 3 foram resgatadas com vida pelas equipes de emergência. A Marinha chegou ao local onde caiu o helicóptero, que teria afundado cerca de 40 metros.
De acordo com informações preliminares noticiadas pelo La Tercera, o ex-presidente, que pilotava o helicóptero, não conseguiu soltar o cinto de segurança depois da queda e se afogou. Segundo o jornal argentino La Nacion, o atual presidente chileno, Gabriel Boric, foi ao Palácio La Moneda, sede do Executivo do país, depois de receber a notícia. A Procuradoria Regional de Los Ríos confirmou a abertura de uma investigação.
A ministra do Interior, Carolina Tohá, informou que o ex-mandatário terá “todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece”. Segundo o La Tercera, Boric ordenou que seja feito um funeral de Estado para Piñera e decretado luto nacional.
Sebástian Piñera foi presidente do Chile por 2 mandatos: de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Em 2021, ele foi alvo de um processo de impeachment por suspeitas de corrupção na venda de uma mineradora em paraíso fiscal. O caso foi revelado pela série Pandora Papers. No entanto, o Senado chileno rejeitou o processo. O ex-presidente tinha 4 filhos: Magdalena, Cecilia, Juan Sebastián e Cristóbal.
AUTORIDADES LAMENTAM
O gabinete do presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou o acidente. “Em nome do Estado argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, amigos e a toda a população chilena”, escreveu em comunicado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar surpreso e triste com a notícia. “Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta”, declarou.
Mauricio Macri, ex-presidente argentino, também se pronunciou sobre o acidente. “Imensa tristeza pela morte do meu querido amigo Sebastián Piñera. […] Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável. Todo meu amor por sua família”, escreveu em seu perfil no X.
O ex-governador de São Paulo João Doria disse que a morte de Piñera foi “uma perda inestimável”. Os 2 se encontraram na semana passada na capital paulista.
Este post receberá atualizações.