Campos Neto é oposição e conspira contra o governo, diz Lindbergh

O deputado federal Lindbegh Farias (PT-RJ) declarou nesta 6ª feira (21.jun.2024) que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é uma figura política de oposição e que “conspira contra” o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A autonomia do Banco Central foi criada, em tese, para proteger essa instituição de ingerências políticas. Mas o que acontece quando seu presidente é um político como Campos Neto? Alguém que é da oposição e que conspira contra o governo. Que se articula para ser ministro da Economia do candidato da oposição? Como o BC se protege disso?”, disse em seu perfil no X (ex-Twitter).

Campos Neto foi duramente criticado por petistas depois da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada na 4ª (19.jun), que decidiu manter a Selic, a taxa básica de juros, em 10,5% ao ano.

O partido de Lula protocolou uma Ação Popular contra o presidente da autoridade monetária para impedi-lo de realizar “movimentação política”, “pronunciamentos de natureza político-partidárias” e manifestação de “qualquer apoio a candidatura ou pretensão de ocupação de cargo político”. Eis a íntegra (PDF – 7 MB).

A sigla menciona o jantar oferecido na última semana pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em homenagem ao presidente da autarquia no Palácio dos Bandeirantes.

O PT se refere ainda a uma suposta sinalização de Campos Neto de que aceitaria ser ministro da Fazenda de Tarcísio se ele fosse eleito à Presidência da República em 2026 e ao fato do presidente do BC não ter contestado tais afirmações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.