O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou, nesta 2ª feira (24.fev.2025) o partido conservador CDU (União Democrata Cristã), da Alemanha, que venceu as eleições, e seu líder, Friedrich Merz, nesse domingo (23.fev). Merz está no caminho para ser o próximo chanceler do país.
“Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”, afirmou o presidente, em uma publicação no X (antigo Twitter).
Lula ressaltou, ainda, o forte histórico de atuação conjunta entre Brasil e Alemanha em diversos temas da agenda global. Para o presidente brasileiro, a implementação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) no Brasil também serão “caminhos facilitadores desse processo”.
“A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”, disse Lula. Leia:
Recessão
A votação ocorreu em meio ao avanço da extrema-direita e à recessão de 2 anos consecutivos no país.
Após uma campanha marcada por uma série de ataques violentos e intervenções do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), o bloco conservador da CDU obteve 28,5% dos votos, seguido pelo Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, com 20%, segundo pesquisa de boca de urna publicada pela emissora pública ZDF.
Com informações da Agência Brasil.