O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse que Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), da Argentina, é o seu “presidente favorito”. O porta-voz do governo argentino, Manuel Ardoni, confirmou que os líderes conversaram por telefone nesta 3ª feira (12.nov.2024).
Os assuntos abordados por Trump e Milei na ligação não foram detalhados por Ardoni. Foi o 1º contato entre os 2 depois da vitória do republicano na disputa contra a vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata).
A conversa precede o encontro de Trump e Milei na 5ª feira (14.nov) e 6ª feira (15.nov) em Mar-a-Lago, resort de presidente eleito dos EUA em Palm Beach, na Flórida. Eles discursarão na Cpac (Conferência Política da Ação Conservadora), que reúne líderes políticas da direita mundial. O evento começará na 5ª feira (14.nov) e se estenderá até o sábado (16.nov).
O encontro do presidente argentino com o Trump será observado com atenção principalmente em países da América Latina. Milei busca aproximar a Argentina dos Estados Unidos.
A perspectiva de um esfriamento no relacionamento político dos EUA com o Brasil por causa de diferenças ideológicas entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amplia a expectativa do libertário de tornar a Argentina mais relevante no cenário político internacional.
Depois da confirmação da vitória de Trump na disputa à Casa Branca, o presidente argentino felicitou o republicano e disse estar aberto para ajudar o governo do aliado político para atingir o objetivo de “tornar os Estados Unidos grande novamente” –lema da campanha presidencial de Trump.
“Parabenizo o presidente eleito Donald Trump pela grande vitória nas eleições realizadas ontem. Você sabe que pode contar com a Argentina para tornar os Estados Unidos grande novamente, e sabemos que podemos contar com você para tornar a Argentina ótimo novamente. Desejo a você o maior sucesso e bênçãos”, disse Milei a Trump em vídeo.