Líderes do grupo F20, ligado ao jornal comunitário Voz das Comunidades, entregaram ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT) um documento com recomendações políticas a serem discutidas durante a reunião do G20, no Rio de Janeiro. A cúpula será realizada na próxima semana.
O material foi entregue nas mãos de Lula nesta 2ª feira (11.nov), durante reunião com representantes do F20. No mesmo dia, Lula se reuniu com líderes de outros grupos sociais e se comprometeu a levar as propostas do G20 Social à reunião.
O documento elaborado pelo F20 é dividido em 5 forças-tarefas, focadas em apresentar recomendações para uma questão a ser discutida na cúpula. Eis a íntegra do material (PDF – 4 MB).
No documento, a F20 apresenta as seguintes forças-tarefas para focar as recomendações:
- força tarefa 1: combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental
- força-tarefa 2: combate a crise climática e promoção da transição energética justa;
- força-tarefa 3: acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal;
- força-tarefa 4: combate a risco de desastres naturais;
- força-tarefa 5: transformação, inclusão digital e cultural;
- força-tarefa 6: finanças sustentáveis.
A principal reunião da cúpula do G20 está agendada para a próxima 2ª e 3ª feira (18-19.nov). O encontro reunirá líderes das maiores economias do mundo para debater questões como a erradicação da fome e da pobreza, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.
Nos dias que antecedem a cúpula, ocorrerá o encontro social do G20, de 5ª feira a sábado (14-16.nov), reunindo organizações civis e movimentos sociais para apresentar demandas da sociedade ao documento final dos líderes.