O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta 3ª feira (26.nov.2024) com o presidente da GWM (Great Wall Motors) Internacional, Parker Shi, para discutir a inauguração de uma nova fábrica da empresa chinesa em Iracemápolis (SP). Foi anunciado um investimento de R$ 10 bilhões.
A operação da fábrica deve começar em 2025. A empresa estima a criação de 700 empregos diretos no Brasil. O investimento marca um avanço para a indústria automotiva brasileira, que, segundo o governo, não recebia um montante desta magnitude há quase duas décadas.
Segundo Lula, desde o início de seu 3º mandato, o Brasil já atraiu aportes de US$ 130 bilhões para o setor automotivo.
A fábrica da montadora chinesa será inaugurada no local que antes abrigada uma fábrica da Mercedes-Benz.
Conforme o Planalto, Parker Shi, que visitou o Brasil pela 1ª vez, reafirmou o interesse da empresa em expandir a participação do mercado automotivo brasileiro, em particular de veículos elétricos e híbridos.
A produção inicial da fábrica de Iracemápolis está estimada de 30.000 a 45.000 carros por ano, com planos de expansão futura.
Shi também demonstrou a intenção da empresa de suprir outros mercados da América Latina com veículos produzidos no Brasil, começando em 3 anos.
Durante a reunião, anunciaram a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo no Brasil.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu a importância do programa Mover (Programa de Mobilidade Verde), que foca na inovação e na descarbonização. Esse programa converge com os investimentos da GWM no Brasil.