Presidente do Republicanos descarta candidatura de Tarcísio ao Planalto

O presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), disse no sábado (1º.fev.2025) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) é a “grande estrela” de seu partido, mas que deve concorrer à reeleição em vez de disputar a Presidência da República em 2026.

O Tarcísio é a grande estrela do nosso partido. Eu não sei se ele é presidenciável, porque na minha opinião e nas conversas que tivemos, ele é candidato à reeleição“, disse o deputado.

Assista (2min29s):

As falas foram dadas à TV Câmara durante a sessão da Casa Baixa que definiu Hugo Motta (Republicanos-PB) como sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa.

Pereira reforçou que o Republicanos é um partido de centro-direita e que apoia o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) especialmente nas pautas econômicas liberais: “O partido é independente e apoia as pautas econômicas do governo, porque podem ajudar a melhorar o ambiente de negócios do nosso país para gerar emprego e renda“, declarou.

ELEIÇÃO DE HUGO MOTTA

Marcos Pereira fez elogios ao seu ao agora presidente da Câmara Hugo Motta. Afirmou que, apesar da pouca idade, Motta é um congressista experiente. O deputado tem 35 anos e está em seu 4º mandato como deputado.

O Hugo [Motta] é uma pessoa de muito diálogo. Um diálogo harmônico com o Poder Executivo, com o Poder Judiciário. Exatamente o que preconiza a nossa Constituição: Poderes independentes e harmônicos. Eu estou muito confiante“, disse.

Com 444 votos, Hugo Motta foi o 2º deputado eleito presidente da Câmara com maior quantidade de votos. Em seu 1º discurso, defendeu as emendas impositivas. Segundo ele, o Congresso “finalmente se encontrou com as origens do projeto constitucional”.

As impositivas são emendas de pagamento obrigatório pelo governo federal. Estão nessa categoria as emendas individuais (incluindo as Pix) e as de bancada.

O Senado também trocou sua presidência no sábado (1º.fev). O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) voltou ao comando da Casa depois de 4 anos com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no cargo.


Leia mais sobre a vitória de Motta:


Leia mais sobre a vitória de Alcolumbre:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.