Lula está “muito preocupado” com as estatais, diz Esther Dweck

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, afirmou nesta 4ª feira (5.fev.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “muito preocupado” e “prestando atenção nas estatais”. A declaração foi depois de uma reunião com presidentes de 5 bancos públicos. Foram eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, BNB (Banco do Nordeste) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“O presidente chamou os bancos públicos para trazerem um resultado do que eles têm feito. O presidente está muito preocupado e prestando atenção nas estatais, e ele tem uma questão muito importante ligada ao crédito público”, disse a jornalistas.

Segundo a ministra Esther Dweck, os bancos trouxeram um dado positivo de aumento de crédito no Brasil. Afirmou que o chefe do Executivo ficou “bem satisfeito com o resultado que os bancos públicos estão tendo nesse momento”. O balanço desses valores, entretanto, só serão divulgados de março a abril.

Em 31 de janeiro, a chefe do órgão declarou que o deficit de R$ 8,07 bilhões das empresas estatais, o maior da história, não deve ser classificado como “rombo”. Segundo Dweck, o resultado negativo é só uma demonstração contábil e não deve ser visto como um prejuízo, porque a maioria das empresas seria lucrativa.

“Não chamem de rombo, a gente já explicou isso, é bom lembrar. Hoje, o que foi divulgado pelo Banco Central é o resultado fiscal das empresas, que pensa só as receitas do ano e as despesas do ano. Como eu já expliquei várias vezes, muitas despesas que são feitas pelas estatais são com dinheiro que estava em caixa e, portanto, ele acaba gerando resultado deficitário ainda que as empresas tenham lucro”, disse a ministra a jornalistas depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os Correios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.