O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), concede nesta 4ª feira (5.fev.2025) uma entrevista a jornalistas para anunciar mudanças no empréstimo consignado.
No fim de janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o e-Social (sistema do governo) será usado junto a informações de bancos para analisar a concessão de crédito consignado a trabalhadores em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Assista ao vivo:
Com a mudança anunciada por Haddad, o trabalhador do setor privado poderá optar por qualquer banco, sem depender do convênio da empresa empregadora com a instituição financeira – como se dá no atual modelo.
As regras de desconto até 30% do salário e 10% do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devem continuar as mesmas.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que se descontam as parcelas automaticamente do salário ou do benefício recebido pelo devedor.
Essa forma de crédito apresenta taxas de juros mais baixas e é utilizada principalmente por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia mais: