Durante a comemoração dos 45 anos do PT (Partido dos Trabalhadores) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma defesa pública de José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari, que foram condenados e presos nos casos do mensalão e da Lava-Jato.
“O Zé Dirceu sabe o que é ser vítima da mentira. O companheiro Delúbio também sabe. O companheiro Vaccari não está aqui hoje […] Eles 1º contam mentiras para tentar nos destruir. Eu sei o que eles fizeram comigo”, afirmou Lula, lembrando seus 580 dias de prisão em Curitiba, entre 2018 e 2019.
Dirceu e Delúbio foram presos durante o julgamento do mensalão, e Dirceu também enfrentou nova prisão na Lava-Jato, ao lado de Vaccari. Os 3 continuaram filiados ao PT e se recusaram a firmar acordos de delação premiada com o MPF (Ministério Público Federal).
FESTA DO PT
O PT realizou neste sábado (22.fev.2025) a comemoração do aniversário de 45 anos de fundação da sigla, completados em 10 de fevereiro. A festa popular se dá no centro do Rio de Janeiro. Neste ano, o evento foi aberto ao público, sem a cobrança de ingressos, mas com cadastro prévio.
No site oficial, o partido pediu para que os participantes chegassem mais cedo, “para que possam realizar seu credenciamento com maior tranquilidade”. O formato diferiu da festa realizada em 2024, em que ingressos foram vendidos por até R$ 20.000.
O ato com Lula teve início por volta das 10h50. Houve um atraso de quase 50 minutos.
Assista à íntegra da festa (2h11min):