O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (20.abr.2025), que a Páscoa é uma época “em que relembramos os ensinamentos de Jesus”. Sua mensagem desejando boa Páscoa foi publicada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).
“Hoje é o dia em que milhões de brasileiras e brasileiros, e pessoas em todo o mundo, comemoram o renascimento do amor e da paz sobre as injustiças. É o momento em que nos encontramos – seja em uma celebração religiosa, seja em um almoço de família – para reforçar nossos laços de união e de solidariedade”, afirmou.
A Páscoa, no calendário cristão, celebra a ressurreição de Cristo. Lula cita, então, que essa época é para lembrar os ensinamentos de Jesus. “E em que relembramos os ensinamentos de Jesus de que devemos sempre amar uns aos outros, construindo um mundo cada vez melhor e mais fraterno”, escreveu.
LULA E RELIGIÃO
As citações de cunho religioso do petista têm aumentado gradativamente ao longo dos 2 primeiros anos deste 3º mandato, chegando a pelo menos 462 no período.
Os dados são de levantamento do Poder360. A reportagem buscou nos discursos públicos de Lula de 2023 e 2024 as palavras “fé”, “Jesus”, “Cristo”, “Deus” e “cristão”. Separou as construções utilizadas e agrupou frases parecidas ou de mesmo sentido, além de excluir citações cujas palavras não tinham sentido religioso.
Ainda assim, Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de janeiro de 2025 mostrou que a aprovação ao 3º governo do petista estava em queda entre católicos e evangélicos. As taxas registradas nesta rodada da pesquisa são as piores desde a posse do petista, em janeiro de 2023.
Entre os eleitores que declaram se identificar como católicos, 48% afirmam aprovar a atual gestão. A taxa caiu 14 pontos percentuais em 2 anos. Na outra ponta, o percentual dos católicos que dizem desaprovar o governo Lula é de 43%. No início do mandato, era de 31%.