Lula dá parabéns a Hugo Calderano por título mundial inédito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu parabéns por meio de sua conta no X (ex-Twitter) a Hugo Calderano neste domingo (20.abr.2025) por vencer o campeonato mundial de tênis de mesa em Macau, na China.

O atleta brasileiro ganhou do chinês Lin Shidong, o 1º lugar do ranking mundial, em 42 minutos. A vitória foi de virada com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5, fechando o 4 a 1 de Calderano.

“Muito feliz com o feito inédito do Hugo Calderano em Macau, na Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Num torneio com 48 dos melhores competidores internacionais, o brasileiro levou pela 1ª vez um jogador das Américas à decisão e ao título ao vencer”, escreveu Lula.

TÍTULO INÉDITO

A China é a maior potência no tênis de mesa mundial. A última vez que um atleta de outro país conquistou o título foi em 2027. O brasileiro também se tornou o 1º atleta das Américas a levar o torneio.

Para chegar até a vitória, Calderano passou pelo japonês Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, nas quartas de final e pelo chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, na semifinal.

Em entrevista depois do jogo, o mesa-tenista lembrou o período difícil nas Olimpíadas de Paris 2024, quando mesmo chegando na semifinal –melhor resultado para as Américas na história– caiu para o sueco Truls Möregårdh e, depois, perdeu o bronze para o francês Felix Lebrun.

“Esse título é importante especialmente depois de Paris. Eu acho que sempre trabalhei muito duro. Eu continuei acreditando em mim mesmo, mas se você falasse comigo um mês atrás, eu estava muito para baixo”, afirmou o brasileiro. “Eu quero agradecer todo mundo pelo apoio, pelo suporte. Leio todas as mensagens, não tenho tempo de responder a todos, mas sou grato pelo suporte.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.