O deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) decidiu recusar a indicação do seu partido e o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério das Comunicações. Em nota divulgada na noite desta 3ª feira (22.abr.2025), o líder da legenda na Câmara disse que poderá contribuir mais com o país e com o governo ao permanecer no posto.
“Sou líder de um partido plural, com uma bancada diversa e compromissada com o Brasil. Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados. A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil”, disse. Leia ao final do texto a íntegra da nota.
O deputado, porém, não informou se o partido indicará um novo nome para o ministério. Enquanto a recusa ainda era uma possibilidade, o Planalto já demonstrava insatisfação com a postura do partido.
A decisão foi anunciada depois de reunião do deputado com o presidente da legenda, Antonio Rueda. Os 2 já tinham conversado no início da tarde.
Leia a íntegra da nota:
“Com espírito de responsabilidade e profundo respeito pela democracia brasileira, venho a público agradecer ao presidente Lula pelo honroso convite para assumir o Ministério das Comunicações. A confiança depositada em meu nome me tocou de maneira especial e jamais será esquecida.
“Reflito diariamente sobre o papel que a política deve exercer: servir ao povo com compromisso, equilíbrio e coragem.
“Sou líder de um partido plural, com uma bancada diversa e compromissada com o Brasil. Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados. A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil.
“Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula por não poder atender a esse convite. Recebo seu gesto com gratidão e reafirmo minha disposição para o diálogo institucional, sempre em favor do Brasil.
“Seguirei lutando pelo bem-estar de todos os brasileiros, especialmente daqueles que mais precisam. Continuarei atuando com firmeza no Parlamento, buscando consensos, defendendo a boa política e acreditando que o respeito às diferenças é o que fortalece nossa democracia.
“PEDRO LUCAS FERNANDES (MA)
“Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados
“Brasília, 22 de abril de 2025.
“UNIÃO NA CÂMARA”