Guerras começaram por divergências comerciais, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (22.abr.2025) que está “severamente preocupado” com as medidas de comércio internacional que vigoram no mundo, em uma referência ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Segundo o petista, “guerras mundiais se iniciaram por divergências comerciais”.

A declaração foi dada durante o evento de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile, ao lado do presidente chileno, Gabriel Boric, em Brasília. Na ocasião, o presidente voltou a dizer que, nem o Chile, nem o Brasil, estão “interessados em uma Guerra Fria” e que os países não querem privilegiar a China ou os EUA, mas, sim, “privilegiar os interesses soberanos do povo”.

“Quero te confessar que eu acho muito estranho que um país que simbolizou durante todo esse período desde a 2ª Guerra Mundial [1939-1945] essa esteira da democracia, essa esteira do livre comércio tenha dado a guinada que deu nos últimos dias, propondo a maior política de taxação comercial que o mundo já tomou conhecimento. Em defesa de uma coisa que não sabemos o que pode acontecer, na expectativa de que o multilateralismo pode estar sendo jogado no lixo para que tenha lugar o protecionismo que nunca ajudou ninguém”, disse Lula.

O chefe do Executivo brasileiro também falou sobre intenção de Trump de anexar territórios do Canadá e Groenlândia e a relação com o México. “Pela 1ª vez eu senti uma expectativa de que a presidenta Claudia [Scheinbaum] vai olhar um pouco mais para outras possibilidades para o México além dos Estados Unidos”, disse. Lula disse ainda que “esse não é o momento de ficar com medo, mas, sim, de ter coragem”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.