O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (13.mar.2024) nunca ter perguntado para qual “time” governadores ou prefeitos torcem antes de beneficiar um Estado, fazendo uma alusão a não se importar a que partido o político pertence.
A declaração foi feita em cerimônia de lançamento do complexo Mineiroindustrial no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. O governador Romeu Zema (Novo), que é de oposição, estava presente.
“Agora aprovamos um outro PAC de R$ 1,7 trilhão, do qual Minas Gerais terá uma parte muito importante, e nós fomos anunciar em Belo Horizonte com a presença do governador. Não é um PAC que saiu da cabeça do presidente, é um PAC que saiu das necessidades do governador, das necessidades dos prefeitos […] Eu nunca perguntei para o governador se ele é corintiano, se ele é atleticano, se ele é cruzeirense.”, afirmou o presidente.
Lula visitou Minas Gerais pela 1ª vez em seu 3º mandato só em fevereiro deste ano. Na época, Zema agradeceu ao presidente pela visita. Disse que as diferenças ideológicas entre ele e o petista são conciliáveis ao se tratar de obras públicas. Segundo o governador, a cooperação entre os governos federal e estadual dispensa crenças políticas e deve ser pautado pelo pragmatismo.
Em março, Lula convidou o governador para discutir, no Palácio do Planalto, a dívida de Minas Gerais. Trataram também da punição dos culpados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Zema pediu ajuda ao presidente na questão.