O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. O encontro é realizado antes da posse do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Pacheco discute com Lula a MP (medida provisória) 1.202/2023, que trata da reoneração de 17 setores da economia. O Congresso espera que o governo recue da proposta. Porém, o Planalto ainda não se manifestou publicamente sobre o tema. O presidente do Senado já avisou ao chefe do Executivo que o texto não passa no Congresso.
Além da MP, Pacheco também discute as eleições de Minas Gerais deste ano. O presidente do Senado pretende concorrer a governador no Estado em 2026 com o apoio de Lula. Discute alianças já nas eleições municipais de outubro.
A divida de Minas também está na lista da conversa. No fim do ano passado, Pacheco costurou um acordo com o Executivo para a dívida de Minas. A proposta de recuperação fiscal apresentada pelo governador do Estado, Romeu Zema (Novo), foi criticada e deixada de lado pela Assembleia de Minas Gerais, que também negocia com o Planalto a medida alternativa focada no parcelamento da dívida e na federalização de algumas estatais, como a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).
Na próxima semana, Lula vai a Minas Gerais. Em 2023, o presidente foi criticado por não visitar o único Estado do Sudeste em que ganhou em 2022. Estará em Juíz de Fora em 7 de fevereiro para anunciar obras federais no Hospital da Universidade Federal de Minas. No dia 8, vai a Belo Horizonte anunciar mais investimentos. É esperado que Pacheco acompanhe alguma das agendas do petista.