Lula descarta possibilidade de reforma ministerial “neste instante”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou nesta 3ª feira (23.abr.2024) a possibilidade de uma reforma ministerial “neste instante”. A declaração foi dada em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

O petista comparou seus ministros a um time de futebol e disse que eles estão jogando do jeito que ele acha que devem jogar. “Portanto, não existe nenhuma previsão de reforma ministerial na minha cabeça neste instante”, declarou.

Assista à fala do presidente Lula durante café da manhã com jornalistas (17min31s):

TENSÃO COM O CONGRESSO

Lula também minimizou a existência de atritos entre o governo e o Congresso. Segundo ele, a situação política é de “muita tranquilidade”. O petista também confirmou que teve conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A conversa se deu em um momento de tensão entre o Executivo e o Legislativo. Lira criticou o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Chamou de “incompetente” e disse que o responsável pela articulação do governo planta “notícias falsas” sobre o Congresso. Depois, Lula falou que manteria Padilha no cargo “só de teimosia”.

O clima piorou ainda mais quando o governo demitiu na 3ª feira (16.abr) o superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Alagoas, Wilson César de Lira Santos. Ele é primo de Lira.

Já na 4ª feira (17.abr), Lula também não gostou do que foi considerado pelo Planalto um “recado” de Lira ao pautar um requerimento de urgência para um projeto para derrubar um decreto presidencial sobre a igualdade de salário entre homens e mulheres, segundo apurou o Poder360.


Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Evellyn Paola sob a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.