Lula defende taxação de bilionários para acabar com fome na África

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta 5ª feira (23.mai.2024) a taxação de bilionários. Segundo o petista, a medida poderia contribuir no combate à fome na África. A declaração foi dada depois da assinatura de atos bilaterais com o presidente do Benin, Patrice Talon.

“Se os 3.000 bilionários do planeta pagassem 2% de impostos sobre o rendimento das suas fortunas, poderíamos gerar recursos suficientes para alimentar as 340 milhões de pessoas que, segundo a FAO [Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação], enfrentam insegurança alimentar severa na África”, disse o petista.

Lula afirmou ainda que muitos países em desenvolvimento já formularam políticas para erradicar a fome e a pobreza. “Nosso objetivo, no G20 [grupo das 20 maiores economias do mundo], é mobilizar recursos para ampliá-las e adaptá-las a outras realidades”, declarou.

A crítica do presidente a bilionários se junta a outra recente feita indiretamente ao empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e também da SpaceX.

“Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra algum espaço lá fora. Não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui. E vai ter que utilizar muito dinheiro que tem para ajudar a preservar isso aqui”, afirmou durante o lançamento de um programa de proteção à Amazônia, em 9 de abril.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.