Banco Central não pode cuidar só da inflação, diz Lula

O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (26) que o Banco Central (BC) “não pode cuidar só da inflação”. Para o petista, é necessário que a autoridade monetária olhe também para o crescimento da economia.

“Não pode só cuidar da inflação. Precisa cuidar do seguinte: o Banco Central vai ter um plano de meta de crescimento? ‘Eu quero controlar a inflação, mas quero crescer’”, disse em entrevista ao UOL.

Na sequência, o presidente voltou a questionar o patamar da taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 10,50% ao ano. Lula pediu que empresários e o setor produtivo se mobilizem diante deste cenário.

“A pergunta que faço é a seguinte: o Banco Central tem necessidade de manter a taxa de juros a 10,5% quando a inflação está a 4%? O Banco Central leva em conta que as pessoas estão com dificuldade de fazer financiamento?”, questionou.

As falas do presidente Lula vieram após pergunta sobre a sucessão de Roberto Campos Neto na presidência do BC. Em dezembro deste ano o mandato se encerra, e o presidente indicará um novo nome para estar à frente da autoridade monetária.

Questionado sobre o nome do diretor de Política Monetária do BC e ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, o presidente classificou o quadro como “preparado”, mas disse que ainda não pensa na indicação.

“Ainda não estou pensando na questão do Banco Central. Mas vai chegar o momento de pensar e indicar um nome. E não venham com chorumela. Porque fui presidente por oito anos, e o [Henrique] Meirelles tinha total autonomia”, disse.

Publicado por Danilo Moliterno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Banco Central não pode cuidar só da inflação, diz Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.