O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (27) que não tem pressa para indicar um sucessor para Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central (BC).
Mas, apesar de não oficializar, Lula apontou os holofotes para o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo.
“Galípolo é um menino de ouro. Se tem um menino de ouro é ele, competentíssimo, de honestidade ímpar. Obviamente, ele tem todas as condições para ser presidente do BC, mas nunca falei com ele sobre isso”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia.
“Pretendo indicar um cara ao BC que seja digno. Vou indicar a hora que eu tiver, obviamente que preciso conversar com o presidente do Senado, porque também não quero indicar uma pessoa para ficar sendo alvo de tiroteio a vida inteira. Quem sabe a gente baixa a bola do outro, e ele percebe que já tem sucessor.”
Durante a entrevista à Itatiaia, Lula voltou a criticar a postura de Campos Neto à frente da autarquia.
“Ele enveredou por um caminho equivocado. Eu acho que a situação do país está efetivamente com disposição de redução da taxa de juros”, enfatizou o presidente,
“O Banco Central tem autonomia, o cidadão tem mandato. Eu ganhei a eleição para presidente da República e vou ficar dois anos com um presidente do Banco Central indicado pelo adversário e que pensa ideologicamente e economicamente diferente de mim.”
No dia 18 de junho, Lula chegou a insinuar que Roberto Campos Neto teria um “lado político” e que trabalharia para prejudicar o país. Na ocasião, o presidente apontou que Campos Neto foi recebido em um jantar realizado na semana anterior pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lula então indicou na entrevista à Itatiaia que o próximo chefe do BC será uma “pessoa séria” e que “não vai brincar em serviço”.
“Na hora que [o próximo presidente do BC] disser ‘tem que aumentar a taxa de juros’, ele tem que explicar o porquê tem que aumentar. Na hora que for baixar, também tem que explicar porque vai abaixar”, concluiu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo tem todas as condições para ser presidente do BC, diz Lula no site CNN Brasil.