Um avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva do México para o Brasil nesta terça-feira (1º) apresentou problemas durante o voo. Aplicativos mostram que a aeronave voou em círculos por vários minutos para queimar combustível.
O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Marcelo Damasceno, confirmou em nota o problema na aeronave. “Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira”, diz.
Ele informou, ainda, que foram realizados com sucesso os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado e que “os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, completa a nota. O problema apresentado pela aeronave não foi divulgado.
Lula cumpriu agenda oficial por dois dias no México, onde participou da posse da presidente Claudia Sheinbaum nesta terça-feira. O brasileiro também se reuniu com o agora ex-presidente López Obrador e participou de um fórum empresarial.
Além de Lula, também estão a bordo do avião o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).