O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, publicou, nesta 4ª feira (2.out.2024), nota em que discorda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as críticas do governo a Israel. O partido, de esquerda, é aliado do Planalto.
“Ao contrário do que afirma o presidente Lula, Israel tem demonstrado, ao longo de sua história, capacidade tanto para dialogar diplomaticamente quanto para se defender, e não apenas ‘matar’”, disse Siqueira em seu perfil no Instagram.
Lula criticou na 2ª feira (30.set) os ataques do país judeu no Líbano e afirmou que há uma “chacina” em curso na Faixa de Gaza. Segundo o petista, o governo de Benjamin Netanyahu, premiê de Israel, está “atacando e matando pessoas inocentes” na tentativa de atingir o Hezbollah e o Hamas no Líbano e em Gaza, respectivamente.
O presidente do PSB disse que “apesar das muitas guerras iniciadas por países árabes com a clara intenção de aniquilar o Estado de Israel, o país nunca se recusou a negociar”. Siqueira ainda afirmou que é necessário que o governo adote uma abordagem e nomenclatura apropriada à gravidade da “ameaça” dos “grupos terroristas”.
Lula já relativizou mortes em Israel e sugeriu que reação é desproporcional. O presidente também já comparou os ataques israelenses ao Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) –o que incomodou o governo do país.
Leia mais:
- Israel não aplaude Lula durante Assembleia Geral da ONU; assista
- Lula exalta Palestina, critica países ricos e pede regulação de IA na ONU
- Brasil ignora fala de Netanyahu na ONU após ordem do governo
- Conib critica Lula por minimizar mortes em Israel pelo Hamas
- “É inaceitável o que Israel está fazendo”, diz Lula a presidente da Palestina