A aeronave que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu cerca de 50 voltas no ar antes de realizar um pouso forçado no México, na última terça-feira (1º). O avião de Lula precisou voar em círculos para gastar combustível e realizar o pouso no México.
A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) partia do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, na Cidade do México, com destino a Brasília. O voo teve problemas técnicos, supostamente causados por uma ave na turbina, o que impediu o prosseguimento do voo.
Após pane, avião de Lula ficou cinco horas voando em círculos
De acordo com o site Flight Aware, que monitora voos em tempo real, o avião sobrevoou em círculos por aproximadamente cinco horas. O avião realizou voltas tanto no sentido horário quanto anti-horário, com o objetivo de gastar combustível antes de realizar o pouso de emergência.
O presidente Lula estava no México desde o domingo (29), para prestigiar a posse de Claudia Sheinbaum, nova presidente do país. O presidente foi transferido para o avião reserva da FAB, retornando em segurança para Brasília na manhã desta quarta-feira (2), por volta das 10h16.