Anfavea anuncia volta do Salão do Automóvel em SP

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite, anunciou nesta 3ª feira (8.out.2024) o retorno do Salão do Automóvel em São Paulo. O evento já está confirmado para os dias 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A exposição de veículos fabricados com tecnologias brasileiras tem como principal objetivo ser um balcão de negócios para exportação desses produtos. A ideia da Anfavea é apostar nas tecnologias nacionais de biocombustíveis para despertar o interesse de compradores e investidores do mercado internacional. O evento foi realizado pela última vez em 2018. Qualquer montadora que atua no Brasil pode participar do salão.

O anúncio foi feito depois de uma reunião de executivos da Anfavea e das montadoras de veículos instaladas no Brasil com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Rui Costa (Casa Civil) e Luiz Marinho (Trabalho). O secretario de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Wallace Moreira, também participou do encontro.

Também marcaram presença no momento os CEOs de 12 montadoras que atuam no Brasil. Durante a reunião, os executivos entregaram a Lula um estudo sobre os impactos da descarbonização do setor de transportes no Brasil.

Lula é um entusiasta do Salão do Automóvel. Em seu 3º mandato, o petista já pediu publicamente que o setor automotivo retomasse o evento em 3 oportunidades, sendo uma delas quando o governo sancionou o program Mover (Mobilidade Verde e Inovação). O presidente fez uma postagem no Bluesky comemorando a retomada do evento.

Em conversa com jornalistas, Leite declarou que esse é o momento certo de retomar o evento, pois nos anos anteriores em que a entidade tentou montar a exposição ocorreram problemas que atrapalharam a organização. Em 2020 e 2021 a pandemia travou o plano de retomar o Salão do Automóvel, enquanto que de 2022 a 2023 o setor automotivo enfrentou uma crise da oferta de semicondutores. A expectativa de público para o evento em novembro do ano que vem é de 1 milhão de pessoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.